Seguindo a onda da cozinheira que baixou em mim, no fim-de-semana passado fiz cupcakes de baunilha recheados com brigadeiro fino e uma pizza enrolada…ai,ai, estava tudo muito bom!
Dessa vez, adaptei uma receita da minha mãe, que conheço e uso desde os meus primórdios na cozinha…ehehehe apelidei a receita de “Bolo Gostosão”, e uso como base pra muitas coisas, como torta de frutas (faça sem o leite), torta de banana, torta de nozes (alou, Gabi!!), e agora, adaptei pros deliciosos bolinhos.
Então hoje, segue uma receita três em um!
Bolo Gostosão
2 colheres de sopa generosas de margarina (pros bolos, uso 2 colheres de arroz, sabe aquela grande, usada pra servir?) – pros cupcakes, usei 100g;
2 xícaras de açúcar – usei 1 xícara;
2 ovos;
3 xícaras de farinha de trigo peneirada;
1 xícara e meia de leite – usei uma xícara só;
1 colher de chá de essência de baunilha;
1 colher de sopa de fermento.
Bata a margarina e o açúcar, até ficar bem misturado. Junte o açúcar e bata até ficar um creme homogêneo. Vá adicionando a farinha, uma xícara por vez, alternando com o leite. Por fim, adicione a baunilha e o fermento.
A textura fica assim:

Essa massa assou em 10 minutos.
Não ficaram parecidos com brevidades? A massa ficou bem firminha, e dessa vez, precisei cortar as tampinhas e fazer o recorte interno pro recheio, conforme abaixo:


Usei uma colherinha de café pra fazer o recorte.
Recheio de brigadeiro fino
1 lata de leite condensado;
4 colheres de sopa de chocolate em pó (não é achocolatado);
2 colheres de sopa de margarina
Misture tudo e vá mexendo no fogo, até o ponto de brigadeiro mole – ficou um dos brigadeiros mais deliciosos que já comi!
A seguir, recheie os cupcakes:

Tampe, e cubra com a cobertura de sua preferência. Eu usei o ganache que sobrou dos cupcakes anteriores e salpiquei açucar de confeiteiro:

Essa receita rende 21 cupcakes. A redução do açúcar na massa e o uso de chocolate em pó deixaram o doce na medida, nem doce demais, nem de menos.
Carpe Diem!












Como você é cruel! Malvada! Não tem piedade dos seus leitores colocando essas fotos tão explícitas; fazendo a gente quase lamber o monitor de tanto desejo.
Vou fazer os meus também!
Tô com raiva de ti mas ainda assim tem selinho que eu ganhei e estou repassando. Viu como eu sou baozinha (quem viu?)
*rsss
Eu não lambi o monitor (ainda), mas já me babei toda. kkkkkkkk
.-= Kcal´s last blog ..Dia dos índios + selinho =-.
@Kcal, estava bom demais, viu? Pena que to de dieta e só comi uns quatro…ehehehe
Obrigada pelo mimo, estou indo lá buscar!
Beijo grande!
Dispenso os bolinhos.
Me dá a vasilha do recheio!kkk
.-= Ana´s last blog ..Seu desejo foi atendido =-.
@Ana, menina, o recheio tava tudo de bom…só não conto que comi as sobras porque marido acompanha o blog… ops! ahuahuhaha
Beijo grande!
Ok, vc venceu, vou na padoca.
E fique sabendo que 1 dos meus muitos buraquinhos celulitóicos será atribuido a essas fotos.
E é um mundo justo este, onde até blog te dá celulite?
@Roberta, só você, mesmo!! Nem me fale, a maria cozinheira está baixando todo findi e eu ainda não estou nem perto do peso de antes da gravidez!! ahahahaha
Beijo grande!
O bolinho tava bom demais. Não devia ter comido a pizza pra poder comer mais bolinhos! XD
.-= Gabi´s last blog ..O gato que joga DS =-.
@Gabi, o bolo do níver de sábado vai ser essa receita aí…
eu acho que engordei uns 2 quilos assim que acabei de ler essa receita…. afff!
vou fazer ñ… a tentação é demais!!!!! é muito injusto isso. Bjss Parabéns pela descoberta do mundo culinario!!!!
ahahaha dureza essa de engordar só pelo cheiro, né, amiga! Faço parte desse time!
Um beijo enorme cheio de saudades!
Fiquei muito feliz de te ver aqui no meu cantinho, viu?!